Problemas causados pelo uso da maconha
O pesadelo para qualquer pai é ouvir falar que seu filho está usando drogas, ou fumando maconha. Mas a melhor maneira de intervir em situações como estas é ter informação e saber quais são os problemas causados pelo uso da cannabis e como isso reflete na vida da pessoa no curto, médio e longo prazo.
Por isso, com essa matéria do Instituto Rosa de Saron você pode se informar sobre como a maconha é utilizada, seus princípios ativos e os sintomas que a pessoa pode ter caso ela faça o uso. Além do mais, existem mitos e verdades sobre a droga que você só encontra nesta matéria, confira.
O que é a maconha?
A cannabis sativa é sem dúvidas uma das drogas mais polêmicas da atualidade. Está em alta por conta da legalização para o cultivo em território nacional além da importância de alguns princípios ativos que podem servir como medicamentos poderosos contra doenças. Mas o que mais se fala por aí é a sua regularização para o uso recreativo em alguns países.
A maconha é o nome dado popularmente à cannabis sativa, uma planta muito utilizada em todo o planeta sendo considerada a droga ilícita mais consumida em todo o globo. Seu consumo se compara ao uso do cigarro e álcool. O usuário utiliza a planta enrolada em seda parecendo um cigarro, e ao acender, a fumaça inalada que chega até os pulmões tem o seu ápice em 30 minutos após a primeira tragada.
A substância pode sim causar dano ao organismo, principalmente quando o usuário faz uso de grandes quantidades durante longos períodos. O abuso cada vez maior dessa substâncias pode atrasar o aprendizado além de prejudicar a memória.
Sintomas comuns do uso da maconha
- alteração da percepção de tempo e espaço
- aumento da frequência cardíaca
- aumento de apetite
- boca seca
- confusão mental
- exacerbação de sintomas psicóticos existentes
- olhos avermelhados
- pânico
- perda de inibição
- redução da capacidade motora
- redução da memória
- relaxamento ou euforia
- sentidos aguçados.
Quais são os problemas causados pela maconha?
Apesar dos sintomas de que a pessoa que usou cannabis passarem conforme o tempo, os problemas causados pelo uso da maconha no longo prazo são consideráveis. Há um mito envolvendo a droga, onde muitos acreditam que por ser natural não precisa ser considerada droga além de que a mesma queima os neurônios.
Contudo, apesar de ser uma substância natural, a droga é considerada perturbadora e ilícita, assim como o LSD, MDMA e outras conhecidas. Mas cientificamente é um mito que a maconha queima neurônios.
A cannabis não tem essa capacidade, normalmente as drogas como a cocaína e o crack deterioram os neurotransmissores. O problema é que a pessoa que usa muito acaba tendo uma dificuldade de assimilar sensações e experiências novas, se limitando.Algumas pessoas também perdem o asseio, ficam descomprometidas com a vida e até mesmo há relatos de esquecimento.
Posso ter problemas respiratórios usando maconha?
Sim! Diversos estudos salientam que a maconha, assim como o cigarro de tabaco têm o poder de causar problemas respiratórios e pulmonares. Não há comprovação de câncer de pulmão causado pela droga, mas assim como o cigarro ela pode prejudicar os pulmões como um todo.
Posso ficar esquizofrênico com o uso da maconha?
Sim! Um dos problemas causados pelo uso da maconha é que pessoas que possuem predisposição genética à esquizofrenia podem desenvolver antecipadamente a doença. Além do mais, pessoas com diagnóstico que fazem o uso, podem piorar.
Meu rendimento na escola, faculdade ou trabalho diminuiu, pode ser cannabis?
O efeito negativo comum da droga e comprovado é com relação à memória. Ela dificulta a memorização de novas informações, não atrapalhando as lembranças de determinados períodos antes do uso. Tarso Araújo em sua literatura, o Almanaque das Drogas, relata que esse efeito é maior logo depois do uso, e que com o tempo deixa de existir.
O problema é que quanto maior for a assiduidade do usuário com a cannabis, menor será o seu rendimento porque o corpo não teve tempo de processar a substância e eliminá-la. Consequentemente o aprendizado fica comprometido por conta de sua atuação nas conexões entre os neurônios do hipocampo. Se a pessoa usar esse tipo de droga durante a adolescência, provavelmente poderá colher problemas futuros graves em detrimento do abuso, como por exemplo a limitação no aprendizado.
Instituto Rosa de Saron no tratamento da maconha
O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de recuperação especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química. Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).
Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos. Além disso, somos especialistas em cuidados com pacientes com problemas causados pelo uso da maconha.
Deste modo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.
No Instituto Rosa de Saron, nossos internos contam com uma equipe multiprofissional composta por: Médico Clínico; Médico Psiquiatra; Psicólogo; Terapeuta; Enfermeiro; Nutricionista; Preparador físico; Técnico de enfermagem; Cozinheiro; Entre outros.
Fonte: Renan Rugolo Ré