(11) 93752-4722
Como saber se minha filha usa drogas escondida?

Como saber se minha filha usa drogas escondida?


Pais e mães mais atentos logo notam mudanças significativas no comportamento dos filhos, ainda que não saibam exatamente o que está acontecendo com eles.

Com as drogas, o cenário não é diferente. É relativamente fácil perceber que sua filha está diferente porque ela passa a se comportar de maneira distinta. Veja agora 5 sinais de que sua filha pode estar usando drogas escondida.

 

  • As notas despencam

Se sua filha está na escola ou na faculdade, você irá perceber que ela deixa de se interessar pelos estudos, faltando frequentemente as aulas e perdendo as avaliações. Isso faz com que as notas sejam ruins e gerem reprovação ou até evasão (quando a pessoa abandona os estudos).

 

  • A família não é interessante

É fácil perceber uma mudança de comportamento nesse sentido, pois o usuário de drogas, quanto mais as consome, mais quer consumi-las. Isso significa que ele passa cada vez menos tempo em casa e com a família, o que geralmente é motivo para desentendimentos que podem se tornar agressões físicas, especialmente se o indivíduo estiver sob efeito de substâncias químicas.

 

  • Olhos vermelhos, fala arrastada

Há muitos sinais físicos de que uma pessoa pode ter usado drogas e eles podem variar um pouco dependendo da substância consumida. Fique de olho nas mãos: veja se estão tremendo. Observe também se a pessoa sua excessivamente ou se seus olhos estão vermelhos ou fazendo movimentos involuntários. As pupilas também passam por alterações, podendo ficar maiores ou menores que o normal.

 

  • As companhias mudam

Se você conhece os amigos da sua filha, vai perceber que ela simplesmente muda de grupo, passando a andar com outros usuários de substâncias químicas e não mais com as pessoas que faziam parte da sua vida e rotina antes.

 

  • Alterações no apetite e no peso

A depender de que substância está sendo consumida e de características pessoais do indivíduo, ele pode passar a se alimentar muito pouco ou comer demais, quase que descontroladamente. De qualquer forma é improvável que ganhe peso, ainda que se alimente em excesso, sendo mais comum uma perda acentuada, deixando o usuário com aspecto abatido.

 

Se você desconfia de que sua filha esteja usando drogas, a melhor solução é o diálogo. Em um dia em que ela esteja calma, longe das amizades que fez recentemente e aparentemente sem os sintomas que vimos aqui, busque conversar com ela e pergunte diretamente sobre o que está acontecendo.

Uma postura agressiva não ajudará. Tente dialogar com calma e tranquilidade, buscando compreender que a dependência não é uma falha de caráter e sim uma doença.

O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de reabilitação localizada em Guarulhos e especializado em tratar mulheres que sofrem com a dependência química. Se precisa de ajuda para lidar com vício, venha conversar conosco!

Blog