Tudo sobre a depressão - saiba identificar e como tratar
Tristeza, frescura, falta de Deus? Esses são muitos diagnósticos popularmente comuns de uma doença perigosa. Por isso, conheça tudo sobre a depressão, saiba identificar e como tratar com essa matéria completa do Instituto Rosa de Saron, continue a leitura.
O que é a depressão?
A depressão é um transtorno psicológico que caracteriza-se por uma tristeza profunda, persistente e onde há falta de interesse em tarefas que antes eram comuns, como trabalhar por exemplo.
Embora a tristeza seja algo convencional, afinal não é sempre que estamos bem, no humor deprimido ela é forte e duradoura. Afetando a vida da pessoa, impedindo até que tarefas simples sejam realizadas como comer ou tomar banho.
Contudo, é importante sabermos tudo sobre a depressão, justamente para identificarmos e diferenciarmos entre um estado de tristeza e um humor deprimido.
Sintomas
- sentimento de vazio, tristeza, ansiedade extrema
- sentimento de incapacidade, pessimismo, angústia,
- humor irritado
- falta de interesse em atividades convencionais que antes eram divertidas
- sono excessivo ou falta de sono
- pensamentos acelerados ou deturpados
- pouco ou muito apetite
- pensamentos suicidas
- baixa energética
- apatia e isolamento
A maioria das pessoas que são depressivas apresentam sintomas diversos ao longo dos dias e semanas. A depressão, caso não tratada, pode incapacitar a vida de alguém. Por isso, o diagnóstico é importante para começar o tratamento.
Quais são os tipos de depressão?
Por mais que possa parecer um único quadro, a depressão apresenta-se de diversas formas, cada tipo pode impactar a vida de uma pessoa de uma forma, confira nessa matéria do Rosa de Saron!
Transtorno depressivo maior
É o mais popular e mais conhecido. Quadro de humor deprimido, perda de interesse em atividades cotidianas, sofrimento, melancolia e incapacidade temporária.
Depressão bipolar
Episódios de depressão durante alguns períodos e episódios mais curtos de extrema energia. Nestes, chamados de mania, a pessoa experiencia perdas graves por conta de extremo otimismo e sentimento de megalomania.
Distimia
Depressão com predominância de tristeza. Algo bem crônico, praticamente incapacitante. Na distimia, a pessoa pode se esquecer do que é sentir alegria.
Depressão pós parto
Depressão que acontece após algumas semanas depois do parto ou até mesmo durante a gestação. Tristeza, ansiedade e sentimentos de exaustão, além de rejeição para com o bebe são comuns.
Transtorno afetivo sazonal
Não é comum no Brasil, mas é bem comum em países onde o inverno é rigoroso. Onde há nevascas e as pessoas têm dificuldades de sair de suas casas, ou onde há pouca incidência de luz solar. A depressão do inverno costuma se repetir todos os anos com sintomas de aumento de sono e ganho de peso.
Depressão psicótica
Ocorre quando a depressão é tão forte que a pessoa começa a ter delírios e psicose. Como delírios de culpa, pobreza, doença e outros.
Depressão induzida por medicamento
É quando uma pessoa toma um medicamento que pode incitar o quadro depressivo. Neste casos, quando ocorre é bom que o paciente retorne ao médico e explique o caso, para sanar esse tipo de depressão.
Como ajudar uma pessoa com depressão?
Em tudo sobre a depressão, como identificar e tratar uma pessoa com humor deprimido é importante primeiramente que seja realizada uma consulta com um médico.
Com o diagnóstico correto do quadro, há a possibilidade do tratamento em diversas esferas. Desde o recurso terapêutico medicamentoso para ajudar no humor, tratamento psicológico e apoio familiar.
Psicoterapia
Consiste nas sessões com psiquiatra ou psicólogo. Ajudando o paciente a identificar o que leva a pessoa a ter depressão. Em casos de depressão leve, é extremamente eficiente.
Medicação antidepressiva:
Antidepressivos e ajudam a regular algumas substâncias químicas no cérebro, o que permite controlar melhor as emoções e o estresse.
O médico pode também indicar o uso de outros medicamentos, como os ansiolíticos ou os antipsicóticos, dependendo dos sintomas apresentados
Medicamentos que podem tratar de depressivos
- fluoxetina
- escitalopram
- mirtazapina
- citalopram
- diazepam
- bromazepam
- alprazolam
- lorazepam
- clozapina
- amissulprida
- quetiapina
- rispiridona
Instituto Rosa de Saron
O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de recuperação especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química. Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).
Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos.
Assim sendo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.
Fonte: Renan Rugolo Ré