Usuário de droga: tudo o que você precisa entender para ajudar
Seja um dependente químico ou usuário de droga, independente da expressão, estamos lidando com pessoas. Seja por conta de drogas ilícitas ou lícitas, esses indivíduos sofrem de uma doença crônica, a dependência química.
Caso a dependência química não seja tratada, o usuário de droga sofrerá de prejuízos em diversas esferas da sua vida.
Além do mais, o uso de drogas favorece o aparecimento de outras doenças mentais como a esquizofrenia e transtornos de bipolaridade e de ansiedade.
Além disso, como o usuário faz qualquer coisa para ter recursos e usar a substância, é comum que muitos cometem crimes e delitos, o que os insere no sistema prisional.
Por isso, é importante falarmos sobre essas pessoas de modo a prover conhecimento, sem julgamentos e com intuito de ajudá-los.
Qual a faixa etária da maioria dos usuários de drogas?
A faixa etária dos usuários de drogas no Brasil está entre 14 anos até 50 anos. Lembrando que essa é uma média, um levantamento. Contudo, ainda é preocupante, já que tem crescido abruptamente a quantidade de jovens que têm feito uso de cannabis e cocaína na adolescência.
O uso de drogas na adolescência é extremamente perigoso e ao mesmo tempo danoso. O cérebro ainda não está formado e em conjunto está desenvolvendo conexões neurais importantes.
Estimular, perturbar ou deprimir o SNC (Sistema nervoso central) com drogas pesadas como maconha, cocaína, álcool e crack é lesar o cérebro com danos irreparáveis.
Por isso, devemos nos atentar em como nossos filhos estão reagindo ao mundo e como é o seu comportamento. Assim podemos reconhecer se estão ou não tendo contato com substâncias.
Como reconhecer um usuário de drogas?
Atente-se ao comportamento e aparência para reconhecer um usuário de drogas ou um dependente químico. Pessoas que têm uma dependência se isolam, tem um comportamento negativo para si mesmos e para com os outros.
Além disso, como a droga toma boa parte da vida da pessoa é comum que a saúde fique debilitada. Assim, dependendo da droga a pessoa fica magra, pálida, com estrias e acne profunda.
Para reconhecer um usuário basta você atentar-se a esses aspectos:
- pessoa sempre doente ou com uma péssima aparência;
- falta de higiene ou aparência suja;
- isolamento social;
- mudança de amizades para companhias não saudáveis;
- mudança de hábito circadiano (dorme de dia e acorda de noite);
- perda de saúde física e mental;
- perda de interesse em atividades antes prazerosas.
Como lidar com um usuário de drogas?
Não é fácil lidar com um dependente químico ,mas é possível. Primeiramente tente entender o que está acontecendo com a pessoa. Deixe que ela se abra com você e explique o que tem passado.
Não adianta forçar, observar e conversar. Quando ela se abrir, dialogue sobre um processo de recuperação mútuo. Falem sobre sonhos, sobre perdas e sobre como você se importa com ela ao ponto de desejar sua mudança.
Se você convive dentro do mesmo ambiente, incentive o tratamento.
Se você não mora junto, faça o mesmo. Mas se isso te atrapalhar, se afaste!
Lembrando que o dependente quimico é como um buraco negro, ele suga tudo que há de bom. Contudo é interessante que pessoas que moram e que convivem com proximidade saibam como agir na hora da recuperação.
Conheça mais e outras matérias escritas por Renan Rugolo Ré no Blog do Instituto Rosa de Saron
A aceitação da sociedade ao usuário de drogas — será que existe?
Não, infelizmente ainda a sociedade não encara o uso de drogas como uma coisa boa. Já que boa parte dos usuários que não têm o tratamento e que deixam a doença evoluir, acabam morando nas ruas e sendo um problema social.
Assim, muitos que não conseguem um tratamento como uma internação, acabam por cometer crimes e irem para prisão ou morrerem de overdose e doenças associadas ao uso como Câncer e HIV.
O que é internação compulsória de dependente químico?
A internação compulsória é quando o usuário de drogas é internado contra sua vontade, mas com uma ordem judicial emitida pelo juiz da vara cível local. Quem determina esse tipo de internação, o tempo de tratamento e a maneira como será conduzido, é o juiz.
Instituto Rosa de Saron: tratando de usuários de drogas
O Instituto Rosa de Saron é uma das melhores clínicas no estado de São Paulo que realiza o tratamento voluntário de pacientes usuários de drogas e pacientes com transtornos mentais.
Com mais de 20 anos no ramo da internação, aqui você pode confiar.
Fale com nosso time de internação e ajude quem precisa de recuperação, saiba mais aqui!