(11) 93752-4722
Dependente Químico: o que você precisa saber sobre convivência

Dependente Químico: o que você precisa saber sobre convivência


Saber quem é o dependente químico, o que ele é capaz de fazer e como identificar as causas da dependência química é uma forma de aprender mas sobre o assunto de modo a prover cuidados.

Por isso, com essa matéria completa do Instituto Rosa de Saron você pode conhecer tudo sobre a dependência química e a adição de pessoas à substâncias. Além do mais, conheça métodos eficientes de recuperação para essas pessoas. Leia essa matéria e surpreenda-se.

Precisa de ajuda agora na internação do seu filho, marido ou parente? Chame nossa equipe e apoie a recuperação de quem precisa

Quem é um dependente químico?

O dependente químico é aquela pessoa que faz o uso da substância de modo compulsivo, obsessivo e sem controle. Mesmo sabendo que o uso da droga ou do álcool faz mal, ele não tem o controle sobre o impulso de comprar e usar.

Além do mais, o usuário alimenta um ciclo vicioso. Onde ficar sem a droga gera ansiedade e mal estar psíquico, levando a comprar a substância a qualquer custo.

Assim, ao fazer o uso, a pessoa sente saciedade, e um falso bem estar. Logo que passa o efeito, novamente a pessoa sente fissura, abstinência e mal estar psíquico. Repetindo o ciclo novamente.

Além do mais, como temos um processo natural em nosso corpo de tolerância, algo instintivo a nossa sobrevivência, o usuário que se apega a uma substância, tende a aumentar as doses ao longo do tempo para sentir o mesmo prazer inicial de quando teve contato com a droga.

Isso favorece o aumento no consumo da droga e consequentemente nos prejuízos.

Dependente químico tem sentimentos?

Sim! Todo usuário(a) de drogas tem sentimentos. Por mais que não pareça eles tem. Muitas pessoas se perguntam, como uma pessoa que está causando tantos danos para si mesmo e para outras pessoas pode ter sentimentos ainda?

A questão é que o dependente químico, apesar de escolher fazer o uso da droga inicialmente, ao longo da evolução do quadro, se torna um doente.

A dependência química é uma doença e pode fazer com que a pessoa faça coisas terríveis para si mesma e para outras pessoas.

O que um dependente químico é capaz de fazer?

O dependente químico é capaz de roubar, se prostituir, cometer insanidades, entrar para o crime, vender itens pessoais, chantagear pessoas que ama e outros mais. Praticamente tudo de ruim ele é capaz de fazer, simplesmente pelo fato de ter mais dinheiro para usar mais.

Quanto mais a pessoa usa, mais ela quer usar por conta da tolerância. Isso faz com que o usuário faça qualquer coisa para ter dinheiro e usar drogas.

Dependência química tem cura?

Não, mas tem tratamento! Graças aos estudos recentes na área, há diversos tipos de tratamento para a dependência química que são considerados eficientes. Como por exemplo o tratamento medicamentoso, consulta com o psiquiatra com frequência e mudança de hábitos.

Não é fácil, mas é possível. Lembrando que quanto antes a pessoa fizer o tratamento para dependência química e alcoolismo, mais fácil a mudança de hábitos e menos danos ela causa a si mesma. Como danos cerebrais e em outros órgãos como fígado e baço.

Confira quais são os tipos de tratamento para a dependência química:

  • tratamento medicamentoso;
  • tratamento psicológico — psiquiatra e psicólogo;
  • mudança total de hábitos para evitar gatilhos que incentivem o uso;
  • prática de atividade física;
  • prática de atividades terapêuticas como terapia ocupacional;
  • espiritualidade e religiosidade;
  • acompanhamento clínico com recorrência;
  • internação em clínicas de recuperação (pacientes moderados e graves);

Além do mais, é interessante saber as causas da dependência química para você aprender como realizar o tratamento.

Causas da dependência química

Existem diversos fatores que podem levar uma pessoa a usar drogas. Além disso, a droga ou o consumo compulsivo de substância pode ser um meio da pessoa esquecer ou não querer lidar com algum sentimento.

As causas mais comuns da dependência química são:

Instituto rosa de Saron: cuidados com dependente químico

Com o instituto Rosa de Saron a pessoa pode saber se ela é dependente químico além de conhecer melhor o tratamento para a dependência química no estado de SP.

Só quem tem mais de 20 anos no tratamento de usuários de drogas, sejam do sexo masculino ou feminino sabe como prover o melhor recurso terapeutico, confira!

Saiba mais sobre a dependência química e dependentes químicos com outras matérias do Renan Rugolo Ré no Instituto Rosa de Saron. Confira e promova recuperação para quem você ama.

Blog