Tratamento contra alcoolismo em Guarulhos
Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 50% da população brasileira entre 12 e 65 anos declarou já ter consumido bebida alcoólica pelo menos uma vez.
Além disso, aproximadamente 14% dos homens brasileiros com idade para conduzir e que responderam à pesquisa dirigiram veículos após ingerir álcool nos meses anteriores ao estudo, ou seja, colocaram em risco não apenas a sua vida, mas também a de outras pessoas.
Considerando esses dados, podemos perceber o quanto o vício em álcool pode ser destrutivo e o fato de se tratar de uma substância lícita piora o quadro. Neste post, entenda mais sobre o alcoolismo e o seu tratamento.
O que é o alcoolismo e como identificá-lo?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica que pode levar o indivíduo a ter problemas de saúde sérios como, por exemplo, a cirrose e a hepatite.
Trata-se de uma condição que vai além do consumo esporádico de bebidas alcoólicas, pois tende a levar a pessoa ao consumo abusivo e ao descontrole. Daí para o vício, infelizmente, o caminho é rápido.
Existem alguns sinais que ajudam a diferenciar alguém que consome bebidas alcoólicas ocasionalmente de um alcoólatra. Confira a seguir:
- Beber em excesso por qualquer razão: quando se está triste ou aborrecido, para relaxar; quando se está alegre, para comemorar;
- Apresentar tolerância ao álcool, ou seja, a pessoa consumir uma quantidade cada vez maior da substância para ficar bêbada ou ter as mesmas sensações de antes;
- Ter dificuldade para passar um dia sem beber;
- Ingerir álcool escondido a fim de evitar as falas de parentes e/ou amigos;
- Sentir frustração ao estar em um local onde não há ou não se pode consumir álcool;
- Ter sentimento de culpa ao beber ou ao pensar nisso;
- Ver aumentar a ocorrência de brigas com familiares ou amigos todas as vezes em que se bebe.
Tratamento para o alcoolismo
O primeiro passo a ser dado no processo de recuperação do alcoólatra é reconhecer o problema e querer mudar a situação. Depois disso, os amigos, a família ou o próprio dependente devem procurar uma clínica para iniciar o tratamento.
Ele envolve diversas fases, entre elas a desintoxicação, que é a etapa na qual o organismo passa por um processo de limpeza. Neste momento, em função da dependência, as crises de abstinência são comuns, daí a importância de contar com profissionais disponíveis 24/7 para acompanhar o paciente. Terapias individuais e em grupo também costumam fazer parte do tratamento,
A participação da família é fundamental, pois o processo de reabilitação requer o apoio de todas as pessoas com quem o dependente convive. Muitas vezes, é preciso que os entes queridos também sejam apoiados, pois o alcoolismo tem um potencial destruidor enorme, desestabilizando não apenas o dependente, mas também todo o núcleo familiar.
Você está ou conhece alguém que esteja sofrendo com o alcoolismo? Se reside em Guarulhos e está à procura de uma clínica, venha conhecer o Instituto Rosa de Saron. Aqui você terá acesso a um tratamento de excelência, com profissionais competentes. Acesse já o nosso site e saiba mais!