(11) 93752-4722
Clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita

Clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita


 

Não tem dinheiro para fazer o tratamento da dependência química em uma unidade? A terapia para cuidados de usuários de drogas pode ser caro, e ao mesmo tempo custar uma fortuna. Com o Instituto Rosa de Saron, você se informa onde encontrar clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita. Continue a leitura!

Dependência química – o que é e como tratar

Quem não conhece atualmente uma pessoa que extrapola na bebida sempre ou que tem um contato com drogas com recorrência. Essas pessoas infelizmente podem até parecer que estão tranquilas e que fazem o uso esporádico. Contudo, sabemos que não é bem por aí em alguns casos.

Existem pessoas que infelizmente estão sempre passando do ponto, e por mais que possa parecer que não, estão se prejudicando. Assim, é importante avaliar se a pessoa é dependente química ou não.

A dependência química é uma doença, um transtorno mental, onde a pessoa faz o consumo de uma substância de escolha obsessivamente e sem controle. Progredindo o seu uso, causando danos psicológicos, físicos e emocionais.

Atualmente no Brasil, estima-se que em média 20 milhões de pessoas sofrem com o abuso de substâncias psicoativas e muitas dessas acabam indo para rua e não tendo o devido tratamento por conta disso.

Como é feito o tratamento para a dependência química?

Para realizar o tratamento para dependência química, primeiramente a pessoa precisa ter o diagnóstico médico da doença. Ter em mãos o CID é fundamental para começar uma reabilitação efetiva.

Medicamentos

O recurso terapêutico para a dependência química inclui o tratamento medicamentoso. Independentemente do tipo de droga, os medicamentos são uma forma de baixar a ansiedade e consequentemente as sensações de desconforto causadas pela fissura e abstinência.

Psicólogo

Descobrir os gatilhos que levam uma pessoa ao uso é super importante para conseguir lidar com as emoções envolvidas no uso da substância. Assim, para ter uma eficiência no processo, é preciso tratar o psicológico com o psicólogo.

Por que o tratamento para a dependência química é caro?

O tratamento para dependência química é caro por conta das medicações, acompanhamento médico e por conta das consultas com o psicólogo.

Por isso, é importante que, caso a família suspeite que a pessoa seja um usuário de droga ou dependente alcoólico, que ela encaminhe a pessoa ao CAPS. Lá é possível fazer um acompanhamento terapêutico gratuito.

Quanto tempo leva para curar a dependência química?

Na verdade, a dependência química não tem cura. Ela é um transtorno mental, e tem tratamento. Se a pessoa ficar 20 anos sem usar a substância, e acaba por recair, é comum que o uso volte da mesma estaca em que parou.

Por isso, que após começar o tratamento a pessoa sempre deve aprender a lidar com os sentimentos e consequentemente, gatilhos. Sempre se precavendo, evitando os disparos de ansiedade que levam ao uso.

Tratamento intensivo para a dependência química

O tratamento intensivo para dependência química é um tipo de tratamento que leva tempo e que não acontece perto da família, com o paciente levando uma vida normal. Nestes casos é preciso que a pessoa pause a vida e foque em si mesmo. Pode ser realizado em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita ou particular.

Clínica de recuperação

Clínica de recuperação é um tipo de unidade que trata pacientes que são dependentes químicos e que, além disso, resgatam a pessoa do submundo da dependência química.

Trazer acompanhamento terapêutico, cuidados, apoio psicológico, psiquiátrico e físico é uma forma de trazer dignidade e reabilitação. Nas clínicas o tratamento é feito a partir:

  • boa alimentação
  • atenção as regras da casa e normativos
  • boa convivência com os outros pacientes
  • consultas frequentes com o médico e psicólogo
  • acompanhamento terapêutico por parte de terapeutas e monitores
  • cuidados especializados

Clínica de reabilitação para dependentes gratuita

A clínica de reabilitação para dependentes químicos gratuita é feita no mesmo processo que no sistema privado. Só que ao invés de você contatar a unidade diretamente, é só entrar em contato com os CAPS.

Lá nos CAPS a família pode ter a assistência e os cuidados necessários para que o dependente químico tenha o devido recurso terapêutico. Assim, o próprio CAP irá avaliar o quadro do dependente químico e designar uma unidade especializada para o tratamento.

Você pode localizar os CAPS de duas maneiras:

  • pelo portal do SAGE da Saúde
  • pelo portal do GOV.BR
  • pelos buscadores online

Instituto Rosa de Saron: reabilitação química é aqui

O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, mas não é gratuita. Especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química. Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).

Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos.

Assim sendo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.

Fonte: Renan Rugolo Ré

 

Blog