Clínica de reabilitação gratuita

Para quem é dependente químico é importante saber diferenciar o tratamento em clínica de reabilitação gratuita das unidades privadas. Todas as unidades são importantes para conter a doença da adicção e ao mesmo tempo para prover recursos terapêuticos valiosos para o paciente.
Com o Instituto Rosa de Saron você pode conhecer como é o tratamento nessas unidades e como funciona o recurso terapêutico. Deste modo, saiba como é o procedimento de internação e como ele é realizado nesta matéria, continue a leitura!
Onde ficam as clínicas de reabilitação gratuitas?
Assim como as unidades convencionais, as clínicas de reabilitação gratuitas são unidades que ficam dispostas distantes dos centros e conveniadas ao Sistema Único de Saúde. São centros de tratamento com a mesma eficiência que as unidades privadas, porém o prazo estipulado de reabilitação e a conduta do recurso terapêutico é estipulada pelo psiquiatra do CAPS.
Essas unidades estão distribuídas em todo o Brasil, sendo o estado de SP com a maior quantidade delas. Além disso, entram na conta os hospitais psiquiátricos como forma de recurso terapêutico. Já nas instituições privadas há uma diferença entre você prover reabilitação em uma CT, clínica ou hospital psiquiátrico. Na recuperação privada, tudo depende de um fator importante, a renda.
Como são as clínicas de reabilitação gratuita
As clínicas de reabilitação gratuita são unidades iguais aos centros terapêuticos pagos. O que as difere é que o encaminhamento e direcionamento do paciente para estas unidades é realizado pelo SUS, podendo ser feito via CAPS.
Todas as unidades gratuitas de tratamento de dependentes quimicos, alcoolistas e pacientes com comorbidade contam com:
- médico psiquiatra conveniado dentro da unidade
- psicólogo conveniado
- equipe de enfermagem
- equipe administrativa
- equipe de assistências social
- equipe de de monitoria
- segurança
- terapeutas ocupacionais
- educadores físicos
- nutricionistas
Como faz para internar paciente em clínica gratuita?
Para realizar a internação em clínicas grátis é preciso que o paciente passe pelo médico do SUS e aguarde o laudo dele. Esse profissional pode ser conveniado aos CAPS-AD, postos de saúde e hospitais. Dependendo da consulta e do laudo, o profissional pode realizar os pedidos e encaminhamento para o tratamento.
Ao realizar esse pedido, o profissional em conjunto com a família e o usuário, irão dialogar sobre o projeto de reabilitação e qual caminho a seguir.
O que é CAPS e CAPS-AD?
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) são braços da saúde mental do SUS. Esses locais é possível receber orientação clínica, tratamento médico, tratamento psicológico e acompanhamento terapêutico com psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Esses locais são fundamentais para a orientação das famílias sobre como realizar o tratamento em clínica de reabilitação gratuita. Já que a própria família em conjunto com o usuário podem ter acompanhamento além da carta de indicação para as unidades gratuitas.
Tratamento em clínica de reabilitação gratuita
O tratamento em clínica de reabilitação gratuita é constituído pela rotina da casa. Hora para despertar e dormir, horário correto para administração de medicamentos e alimentação, cronograma de atividades, tempo para lazer e visitas.
Assim como as clínicas convencionais privadas, as unidades públicas são exatamente iguais, com a única diferença que não virá um boleto para você realizar o pagamento.
Clínica gratuita: tempo de tratamento
O que muda é o tempo de tratamento. Como estamos falando de SUS, o procedimento de recuperação em uma dessas unidades é bem mais rápido em comparação com uma clínica tradicional. Lembrando que quando temos algo público, a demanda é alta, então todos têm o direito de realizar sua reabilitação.
- Clínicas particulares: tempo mínimo de tratamento de 3 meses
- Clínicas gratuitas: tempo total de tratamento variável, em alguns casos o máximo é 20 dias.
Vale a pena o tratamento em clínicas gratuitas?
Sim! independentemente se a clínica de reabilitação é gratuita ou não, qualquer tipo de tratamento é valioso contra a dependência química. O que não pode ser feito é deixar a pessoa de lado e tentar o tratamento em casa, quando há demanda de internação.
Temos que ressaltar sempre que essa doença evolui rapidamente, então qualquer forma de cuidado e recurso terapêutico é válida.
Instituto Rosa de Saron: alta eficiência na reabilitação
O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de recuperação especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química. Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).
Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos.
Assim sendo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.
Fonte: Renan Rugolo Ré
Categorias
Últimas postagens
