Como sair do vício do álcool?
Existem passos que podem ajudar em como sair do vício do álcool e que você deveria tentar utilizar como forma de criar um projeto de recuperação. Atualmente, no mundo pós pandemia muitos tiveram sua saúde mental comprometida, o que os incita a consumir bebida alcoólica.
Por conta disso, atualmente nós temos taxas altíssimas de dependência alcoólica no país, e somos o 68º no ranking mundial de consumo de álcool. Porém, mesmo estando distantes dos maiores consumidores da bebida, ainda temos problemas suficientes relacionados aos tipos de dependência, e o alcoolismo é presente em 10% da população brasileira, sendo as mulheres os grupos que mais sofrem. Confira nesta matéria do Rosa de Saron como sair do vício do álcool em algumas etapas.
Alcoolismo no brasil
Na matéria da CNN, onde uma pesquisa foi publicada que 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, destes 17,2% declararam aumento nas doses com a pandemia do novo coronavírus justamente pelo isolamento social e quarentena. Outro levantamento é que uma em cada 3 pessoas faz o consumo de bebidas alcoólicas.
Porém, o abuso de álcool foi relatado por 18,8% dos brasileiros ouvidos na pesquisa e os dados foram levantados com base na resposta de quase 2 mil pessoas em cinco regiões do país. Os resultados, segundo Lina Code, demonstram que a população tem um consumo elevado de álcool, com frequência e quantidade significativa: 14 gramas que equivale a 45 ml de destilado ou 150ml de vinho, ou uma lata de cerveja por dia.
Taxas do consumo de álcool por gênero
O II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas demonstrou diferenças de consumo de álcool em homens e mulheres. O percentual de indivíduos que consome a substância com mais frequência são os homens (64%) e as mulheres (39%). Quanto ao abuso, os homens têm taxas de 3,25% e 10,48% apresentam a dependência. Já nas mulheres os índices são de 0,62% e 3,63% respectivamente. Isso sugere que, por mais que as mulheres consomem bem menos doses de álcool, têm taxas maiores de dependência em comparação com o público masculino.
Por que as mulheres estão bebendo mais?
Geralmente são as mulheres que começam a beber precocemente por conta da baixa escolaridade, inserção social no mercado de trabalho, conflitos familiares, vínculos afetivos enfraquecidos, violência doméstica, abuso psicológico e sexual. Além de se relacionarem com pessoas que favorecem o vínculo adictivo.
Fora a vulnerabilidade, o início do uso de álcool entre mulheres pode ser associado a um mecanismo de enfrentamento da timidez, da ansiedade e baixa autoestima. “Adolescentes estão ainda sob a influência da mídia e redes sociais, que associa o consumo do álcool e do tabaco ao glamour, beleza, riqueza e ao sucesso profissional”, finaliza a psiquiatra Alessandra Diehl.
Como sair do vício em bebida alcoólica?
Em como sair do vício em álcool, é necessário primeiramente que a pessoa mude alguns hábitos ruins para outros saudáveis. Alimentar-se bem, dormir adequadamente, praticar atividade física, ter um hobby e atividades sociais podem ajudar a dar o primeiro passo. Além disso, siga as dicas do Instituto Rosa de Saron para se livrar da dependência alcoólica.
Avalie sua vida antes e depois do álcool
Faça uma retrospectiva e identifique quantos problemas você tem com relação ao abuso de álcool e quanto ele trouxe danos a você e seus familiares nestes últimos três meses. Saúde física, mental e social devem ser incluídas nesta fase.
Busque apoio
“Ninguém faz verão sozinho”, pense nessa frase como forma de incitar seu tratamento e avalie as pessoas que são sua rede de apoio para ter um melhor resultado no tratamento do alcoolismo. Às vezes confiar em quem pode ajudar você a se recuperar é um grande passo.
Reflita sobre as perdas
Cartão de enfrentamento, você já ouviu falar? Em como sair do vício do álcool é válido que você tenha um cartão de enfrentamento à mão sempre, guardado na carteira por exemplo. Lá você pode consultar as suas perdas quando tiver vontade de beber e começar a repensar em suas atitudes.
Mapeie o consumo diário
Numa escala de 0 a 10, onde 0 é estar limpo da bebida e 10 os prejuízos máximos que ela causa, quantas vezes na semana você causou danos a si mesmo e a outrém? Mapeie e pontue para obter o melhor resultado.
Defina a meta e faça acontecer
Definiu a meta para parar de beber, com data e hora certa? Então faça! Agora você é responsável pela sua recuperação, assim como para com as recaídas.
Compartilhe sua intenção de parar
Se sozinho não dá, peça ajuda para quem pode ajudar. Assim, quanto mais apoio você tiver menor será o fardo que terá que carregar.
Afaste-se de pessoas lugares e hábitos que te façam beber
Quando você começa a recuperação, no início pode estar vulnerável, então afaste-se do que te faz mal para não ter problemas com a recaída. Mude seu círculo de amizades, lugares e hábitos.
Rosa de Saron: O tratamento para alcoolismo é aqui!
O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de recuperação especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química. Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).
Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos.
Assim sendo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.
Fonte: Renan Rugolo Ré