(11) 97678-3391

Como é o tratamento na clínica de reabilitação para alcoólicos?

15/07/2022 Alcoolismo
Como é o tratamento na clínica de reabilitação para alcoólicos?

O consumo de álcool no Brasil tem diminuído no gênero masculino mas aumentado em meio às mulheres. Entender como é o tratamento na clínica de reabilitação para alcoólicos é o primeiro passo para mudar essa realidade e quebrar esse paradigma, para justamente prover atendimento para as mulheres. Com mais álcool à mesa, consequentemente maiores as taxas de binge alcoólico e dependência feminina de bebida, e não vale a pena essa realidade.

Por isso, com essa matéria do Instituto Rosa de Saron, nós podemos ajudar você a entender no apoio ao tratamento de pessoas que estão apresentando sintomas de consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. Desde cuidados médicos, medicamentosos e tratamento em unidades de recuperação, você cuida de quem você ama e reverte o quadro.

Consumo de álcool no Brasil

De acordo com a Vigitel 2019, o padrão de consumo de 18,8% da população brasileira é de bebedor abusivo entre 25,4% dos homens. No ano de 2010 as taxas eram de 27%, ou seja uma pequena queda ao longo de 9 anos de pesquisas e acompanhamento. Porém, enquanto os homens tiveram uma diminuição no consumo de substâncias as mulheres foram em contrapartida com um aumento 2,8% chegando a 13,3% no total.

A psicóloga no Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre drogas (CAAD), Juliana M. Manzini, disse são muitos os fatores que levaram ao aumento do consumo abusivo de álcool entre mulheres. Sejam por sobrecarga de trabalho, pressão de demandas domésticas e profissionais, cuidado com os filhos e familiares. O problema é que quando a taxa do consumo de bebidas alcoólicas cresce, as taxas de alcoolismo também as acompanham.

O que é o alcoolismo?

O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada uma doença pela OMS quando o uso constante da bebida alcoólica de modo descontrolado pode comprometer a saúde e a vida da pessoa e familiares. O dependente de álcool além de se prejudicar ao longo do uso crônico pode afetar a família, amigos e colegas de trabalho.

No longo prazo, as bebidas alcoólicas podem prejudicar órgãos vitais como o fígado, responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas ao longo da digestão. Com uma ingestão grande de bebida, o órgão fica sobrecarregado e não consegue metabolizar a presença de álcool no sangue podendo causar inflamações em diversas partes do organismo, sendo eles:

  • gastrite, quando ocorre no estômago;
  • hepatite alcoólica no fígado;
  • pancreatite no pâncreas;
  • neurite nos nervos.

Abuso de álcool e dependência entre as mulheres

O IBGE avaliou que o consumo excessivo de álcool, como a ingestão de 5 ou mais doses em uma única ocasião, o binge drinking, tem taxas de 17,1% na população. Sendo os homens campeões com 26% e as mulheres de 9,2%. Além disso, analisando os dados da pesquisa, as mulheres tendem a desenvolver dependência de álcool rapidamente pois esse fator está relacionado às características físicas e biológicas do gênero, como: menor volume de água no organismo e baixo metabolismo.

Paciente alcoolista: saiba o que fazer!

Quando o paciente é alcoolista é preciso um conjunto de práticas para realizar uma intervenção e viabilizar recursos terapêuticos, além de compreender como é o tratamento na clínica de reabilitação para alcoólicos na Rosa de Saron. Assim, você poderá saber como conversar e incitar o tratamento:

Converse com a pessoa

O diálogo é a chave de tudo nessa vida, reunir a família e demonstrar apreço com a pessoa é um passo importante para mudança. Com uma conversa onde se expõe os problemas e incita o processo terapêutico de mudança é possível dar um grande passo na recuperação.

Demonstre carinho e amor, mas seja pulso firme

Amor, carinho e respeito são importantes para demonstrar para a pessoa que realmente nos importamos com ela, mas mesmo assim há uma necessidade de pulso firme com relação a mudança. A família precisa demonstrar para a pessoa que se ela não mudar, estará prejudicando todo o ambiente, então necessita-se parar de beber.

Leve-o ao médico

O tratamento começa quando há o diagnóstico de alcoolismo, e quem fornece esse CID é o médico psiquiatra, deste modo leve a pessoa ao médico e conversem em conjunto para uma abordagem terapêutica mais eficaz.

Caso não resolva, realize a internação

Foi ao médico e está tomando os medicamentos, e mesmo assim os problemas se repetem, então é preciso ter pulso firme. Procure clínicas de recuperação na sua localização e troque uma ideia com os responsáveis, ou remarque você uma consulta ao médico e dialogue com um profissional. O alcoolismo, assim como a dependência química é uma doença que evolui rapidamente, então promova o recurso terapêutico sem demoras.

O tratamento na clínica de reabilitação para alcoólicos Rosa de Saron

Existem diversas unidades de recuperação disponíveis, mas com o tratamento na clínica de reabilitação para alcoólicos no Instituto Rosa de Saron você pode ter a tranquilidade de realizar o procedimento de internação. Os cuidados em nossas unidades são de alto padrão e possuem a máxima eficiência, além de altas taxas de recuperação.

Dentro da clínica a paciente terá acesso a diversos pilares da recuperação além do tratamento farmacológico, psicológico e nutricional. Confira o que o Instituto Rosa de Saron tem a oferecer:

  • Médico psiquiatra mensal
  • Atendimento psicológico semanal
  • 4 refeições diárias
  • Cantina para refeições extras
  • Terapia Ocupacional
  • Equipe de monitoria da casa
  • Equipe técnica especializada
  • Equipe administrativa
  • Equipe de enfermagem
  • Pessoal de remoção 24 horas por dia 7 dias por semana

Aqui você tem o melhor atendimento para o paciente feminino ou masculino dependente de bebidas alcoólicas e drogas. Com nossos profissionais o tratamento pode mudar a vida da pessoa usuária além de estreitar os laços de confiança, afeto, amor e carinho.

Fonte: Renan Rugolo Ré

WhatsApp
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.