Setembro Amarelo: drogas e depressão tem relação?

Setembro Amarelo: drogas e depressão tem relação?
Meta description: Setembro amarelo é conhecido pela prevenção ao suicídio, mas será que as drogas e depressão podem estar relacionadas à essa prática?
Setembro amarelo, depressão, drogas, transtornos e outros são comentados justamente para incitar a valorização da vida. Por mais difícil que seja carregar essa dor, esse fardo. É possível dividir e tratar com pessoas especializadas na área da saúde mental.
Nessa matéria do Instituto Rosa de Saron você vai entender sobre a depressão, drogas, quadros depressivos e como sair deles de maneira a viabilizar saúde física, mental e tratamento adequado. Continue lendo e surpreenda-se.
As drogas podem levar a depressão?
Sim! As drogas podem levar a depressão, quadros depressivos, depressão crônica e até mesmo a transtornos como a bipolaridade, TAG e outros.
Por isso é extremamente importante ter conhecimento sobre as substâncias psicoativas e as doenças mentais que elas podem levar uma pessoa a desenvolver.
Além do mais, Setembro Amarelo e depressão estão diretamente relacionados justamente por conta da questão do suicídio e de como previni-lo. Como as drogas incitam quadros depressivos, é comum que pessoas cheguem no fundo do poço, se desesperem e atentem contra si mesmos.
Quais são os tipos de drogas que podem incitar quadros depressivos?
Praticamente todas as drogas, geram um prazer, uma euforia momentânea que posteriormente se reverte em tristeza, arrependimento, mal estar físico e psíquico. Mas as drogas que mais incitam os quadros depressivos crônicos são:
- anfetaminas;
- metanfetaminas;
- cocaína;
A maioria dessas drogas atuam diretamente nos receptores da dopamina. Aumentando consideravelmente a sensação de prazer. O “tesão” ou prazer é tão intenso que a pessoa só quer viver aquele ciclo de uso contínuo.
Existem drogas que são utilizadas por pacientes depressivos?
Sim! Existem pacientes que mesmo fazendo o tratamento para a depressão acabam por recair no uso de substâncias que geram prazer. O cérebro do paciente deprimido sofre com alterações químicas que desencadeiam os sentimentos negativos.
Assim, alguns dos pacientes podem encontrar nas substâncias psicoativas uma forma de escape desses sentimentos pesados e de incapacidade.
É muito comum que esses pacientes escolham usar drogas energéticas como a cocaína, crack ou até mesmo o mesclado"
Por conta disso, é importante salientar a questão do setembro amarelo e a depressão, seja ela causada por drogas ou não. Atentar contra a própria vida, é um ato de desespero, caso a pessoa não seja adicta.
Mas para os que atentam, os mecanismos de preservação da sobrevivência podem estar alterados por conta do uso de substâncias, o que leva muitos a loucura e insanidade.
Depressão e Drogas – um ciclo sem fim!
Sim, ser deprimido e ainda por cima fazer o uso de drogas, é alimentar um ciclo sem fim. O ciclo da droga não deixa a pessoa viver, pensar, sentir, trabalhar, se relacionar e outros. A droga é egoísta, ela quer a pessoa só para ela.
Contudo, o preço é alto, é caro e está diretamente ligado a vida da pessoa. Perder a vida para droga é difícil. E manter o consumo achando que não haverá prejuízos, é se iludir ainda mais.
C.C.C. das drogas
O CCC é um sigla bem comum entre pessoas que trabalham em instituições de tratamentos de adictos, além de ser conhecida em presídios e por usuários de drogas. Usar drogas com assiduidade vão te levar para esses caminhos:
- clínica;
- cadeia;
- caixão.
Lembrando que antes desses três caminhos os prejuízos podem ser imensuráveis como:
- desenvolvimento de transtornos mentais
- ser fichado na polícia por acometimento de delitos
- contração de DSTs como HIV
- outros problemas como a perda de trabalho e abandono de lar
Como lidar com a depressão após o uso de drogas?
O primeiro passo é abrir o jogo para quem está perto, para pessoas que estão próximas de modo a não programar a próxima recaída. O primeiro passo da mudança, é admitir que se necessita de ajuda.
Posteriormente é feito um acompanhamento terapêutico no lugar correto. Com pessoas especializadas para ajudar o tratamento a ser consistente e coeso.
Setembro Amarelo: depressão e pedido de ajuda
O setembro amarelo existe justamente para que as pessoas aprendam uma coisa, a valorizar a vida. Depressão e pedido de ajuda estão totalmente relacionados tanto para quem é depressivo, quanto para quem é adicionado.
Por mais que o fardo esteja pesado, e você não saiba como lidar, existem diversos canais que você pode entrar em contato e que irão de apoiar, como:
CVV – Centro de Valorização da Vida (Ligue 188)
CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Instituto Rosa de Saron: prevenção a dependência química e suicídio
O Instituto Rosa de Saron é uma clínica de recuperação especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química.
Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).
Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos.
Assim sendo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.
No Instituto Rosa de Saron, nossos internos contam com uma equipe multiprofissional composta por:
- Médico Clínico;
- Médico Psiquiatra;
- Psicólogo;
- Terapeuta;
- Enfermeiro;
- Nutricionista;
- Preparador físico;
- Técnico de enfermagem;
- Cozinheiro;
- Entre outros.
Todos os profissionais envolvidos exercem suas atividades tendo como objetivo comum o bem-estar e a recuperação dos pacientes.
Fonte: Renan Rugolo Ré
Categorias
Últimas postagens
