Como é feito o crack
Sabe quando a gente já está tão acostumado a ver gente na rua, pedindo dinheiro ou até mesmo em uma situação triste de se ver? Então, o que será que leva uma pessoa a esse ponto? A Chegar nesse nível? Por conta disso, como é feito o crack, por que ele vicia rápido e qual é o motivo dele ser tão devastador é o motivo do Rosa de Saron escrever essa matéria. Continue a leitura e surpreenda-se.]
O que é o crack?
O crack é uma substância ilícita que atua poderosamente como estimulante do sistema nervoso central. Surgiu em meados dos anos 80 na comunidade negra norte-americana como uma alternativa à cocaína.
Assim, o crack se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos, viciando rapidamente os usuários tornando-os nóia.
A droga chegou ao Brasil logo em seguida, na década de 90. As primeiras apreensões da droga pela polícia de SP demonstraram o poder da droga, já que cada vez mais pessoas eram presas nos permeios onde havia a venda da substância.
Como é feito o crack pelos traficantes?
Com uma mistura de pasta base de cocaína, bicarbonato de sódio e amônia, é assim como é feito o crack. Diferentemente da cocaína que é inalada ou injetada, o crack é fumado e chega rapidamente no cérebro do usuário.
Da mesma forma que o efeito chega rápido ele passa rápido. Contudo a sua sensação de prazer é o equivalente a milhares de orgasmos. O que faz com que a dependência da droga seja extremamente alta.
Além disso, como o crack sai rapidamente do organismo, ele não tem potência para gerar um quadro de overdose, o que faz com que os usuários vivam para usar a substância.
Efeitos do crack no organismo
Os efeitos podem variar, mas como é um droga estimulante do sistema nervoso central, pode ter consequências a curto, médio e longo prazo, confira!
- euforia intensa;
- aumento dos níveis de ansiedade;
- aumento do estado de alerta;
- aumento da frequência cardíaca;
- aumento da temperatura corporal;
- tremores, agitação;
- pupilas dilatadas;
- alucinações e delírios;
- transtornos do sono;
- sudorese;
- fala sem coesão;
Consequentemente, como a droga vicia rapidamente, o crack tem o poder de literalmente sugar a vida da pessoa. Sendo que a pessoa não quer fazer mais nada além de usar. As consequências do uso da droga são:
- emagrecimento rápido;
- perda da saúde mental;
- perda da saúde física;
- abandono do lar;
- abandono do emprego;
- perda de recursos financeiros extremos;
- contração de DTS (em caso de prostituição);
- problemas pulmonares;
- falta de asseio;
- prisões por conta de delitos cometidos em prol ao uso.
Por que o crack é barato no Brasil?
O crack é barato no brasil justamente porque nós somos um país vizinho dos maiores produtores de cocaína, sendo eles: Peru, Bolívia e Colômbia. Além disso, somos o maior consumidor da droga no mundo, com o maior índice de dependentes da droga.
O que são os cracudos da cracolândia?
Estima-se que só em SP, nas ruas a população da cracolândia é em torno de mais de 25 mil pessoas. Os famosos cracudos da cracolândia. Não devemos nos preocupar tanto em como é feito o crack, mas sim em como tratar dessas pessoas que precisam de ajuda?
O crack é um problema tão grande neste país que o Observatório Crack foi criado justamente para avaliar, cidade por cidade, individualmente sobre os problemas relacionados com a droga.
Como tratar da dependência de crack?
O tratamento para qualquer tipo de dependência química envolve psicanálise e tratamento medicamentoso. Além de mudanças de atitudes da pessoa e a vontade de querer mudar de vida.
Porém, com o crack não funciona assim. É muito difícil uma pessoa entender que a droga está fazendo mal para ela, mesmo em situação de rua. Se a pessoa fez a permuta da vida para o consumo, como conseguirá fazer um tratamento voluntário numa clínica?
Por conta disso, a maioria dos pacientes homens e mulheres são internados involuntariamente.
Medicamentos para dependência química
Normalmente os medicamentos utilizados para a dependência química são: topiramato, modafinil, risperidona, metadona, naloxona, fluoxetina, bupropiona, quetiapina, lítio, neozine, carbamazepina e outros.
Tratamento psicológico para dependentes de crack
O tratamento consiste em terapia cognitivo comportamental, com várias sessões com o psicólogo para entender quais são os gatilhos que levam o paciente a usar e como evitar o uso em situações de perigo.
Quanto tempo uma pessoa fica dentro de uma clínica para tratar do crack?
O tempo mínimo de qualquer droga para que o paciente se recupere é de 90 dias. Mas pode variar. Em caso de dependentes de crack, infelizmente esse prazo é estendido até que a pessoa tenha consciencia da necessidade de que ela não pode mais usar.
Instituto Rosa de Saron
Independentemente de como é feito o crack, e como tratar a dependência do crack, o Instituto Rosa de Saron é uma clínica de recuperação. Altamente especializada no tratamento de mulheres contra a dependência química. Localizada em Guarulhos, cidade que fica a aproximadamente meia hora da capital (São Paulo).
Como as pesquisas científicas comprovam, o sexo feminino reage ao uso da droga de forma diferente do masculino, tendo, inclusive, mais chances de se viciar rapidamente em função de aspectos fisiológicos.
Assim sendo, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados no assunto e completamente dedicados a oferecer atendimento especializado a elas, o que pode aumentar as chances de recuperação.
Fonte: Renan Rugolo Ré