A bebida alcoólica pode interferir na gravidez?
Consumir bebida alcoólica pode interferir na gravidez diretamente no curto, médio e longo prazo. Deste modo, com essa matéria do Instituto Rosa de Saron você confere quais são os prejuízos que o feto pode ter caso mães façam o consumo de álcool na gestação. Lembrando que não há uma quantidade significativa e consequentemente segura sobre o uso de bebidas alcoólicas na gestação.
Pessoas que planejam ter filhos devem evitar o excesso de álcool
Enquanto no homem o consumo de álcool pode prejudicar a qualidade dos espermatozóides, na mulher ele pode interferir na produção hormonal. Alterando os níveis dos hormônios responsáveis pela ovulação e interferindo no ciclo menstrual além do transporte do espermatozóide e do óvulo pelas trompas uterinas. Os estudos publicados em diferentes revistas científicas demonstram que as mulheres que bebem mais têm maiores chances de infertilidade.
Riscos de consumo de álcool na gestação
Consumir bebida alcoólica pode interferir na gravidez porque o álcool se torna um agente teratogênico comum. Podendo causar má formação, anomalias e deficiência intelectual no feto. Os efeitos da exposição pré-natal ao álcool são irreversíveis e variam de acordo com o tempo, idade gestacional e padrão de consumo. Especialistas sugerem que não há uma quantidade segura, porque o feto é extremamente vulnerável visto que a substância atravessa a barreira placentária.
Causando efeitos deletérios em qualquer idade de gestação, pode influenciar nos aspectos neurocomportamentais, anomalias faciais e alterações estruturais maiores. Além disso, após 6 meses de gestação, o consumo de alcool aumenta o risco de aborto espontâneo e diminui o crescimento do feto.
Estou grávida, posso beber?
Não! É fato que a bebida alcoólica pode interferir na gravidez com inúmeros prejuízos para o feto e como não existe uma quantidade segura de álcool ou um momento específico do consumo de bebida durante a gestação, é imprescindível que a gestante não faça seu uso e nem do cigarro.
Todas as bebidas alcoólicas são prejudiciais para a gestante?
Sim, seja o vinho, cerveja, cidra, aperitivos, bebidas alcoólicas saborizadas, rum ,destilados, uísque, vodca entre outros vão ultrapassar a placenta e interferir diretamente no desenvolvimento do feto, então devem ser evitadas nesse período e na amamentação.
Como o álcool afeta o bebê?
Ele afeta diretamente o crescimento, em especial o desenvolvimento cefálico. O bebê pode ser menor do que o normal e chorar muito logo nos primeiros anos de vida. Além disso, na adolescência, muitos dos jovens que abandonam a escola e têm comportamentos como a agressividade são frutos de mães que consumiram álcool na gestação, sugere pesquisa.
Grávida pode beber vinho ou cerveja?
Se a bebida alcoólica interfere na gravidez e desenvolvimento do feto, a resposta é nem um nem outro. Se a mulher realizar a prática de beber durante a gestação, a mesma quantidade de álcool que é ingerida irá atravessar a placenta e chegar até o feto. Fazendo a mãe correr o risco de um aborto espontâneo ao longo do tempo.
Quais são os riscos para o bebê?
Além do aborto espontâneo, onde a mãe corre o risco e o feto também, além do parto prematuro, podem haver interferência no crescimento da criança. Contudo, existem outros aspectos que o álcool prejudica o feto como:
- baixo peso ao nascer;
- crescimento lento;
- altura abaixo da média;
- alterações no rosto, nariz, olhos e lábios;
- cabeça pequena;
- problemas de audição e visão;
- malformações no coração, rins e ossos;
- dificuldade de sucção;
- dificuldades de aprendizagem ao longo da vida
- problemas de memória e de comportamento;
- atraso na fala e dificuldade de linguagem;
- deficiência intelectual, baixo QI;
- fraco desempenho escolar;
- hiperatividade;
- problemas cardíacos.
Consumo de álcool na gestação e danos no longo prazo para a criança
A FASD e FAS, distúrbios do Espectro Alcoólico Fetal e Síndrome Fetal do Álcool, respectivamente, são nomes dados aos problemas que um nenê pode ter se a mãe consumir álcool na gestação. Deficiencia de intelecto, crescimento retardado, defeitos congênitos e danos cerebrais irreversíveis podem ser consequencias dessa pratica.
Pais que fizeram abuso de álcool durante a gestação, segundo o Journal of Studies on Alcohol and Drugs, possuem filhos que tiveram péssimo desempenho escolar, problemas de socialização, comportamento agressivo e alterado, déficit de atenção e comportamento criminoso. Julie Brummer, diretora desta pesquisa, diz que a bebida causa danos aos membros da família em sua totalidade.
Instituto Rosa de Saron no tratamento do público feminino
O Instituto Rosa de Saron é um local de acolhimento para pacientes considerados dependentes químicos independentemente do tipo de substâncias psicoativas. Se você planeja ter um filho não deixe que a bebida alcoólica possa interferir na gravidez. Sejam drogas lícitas ou ilícitas, até mesmo os medicamentos, com os nossos profissionais dedicados 24 horas, sete dias por semana, as mulheres podem ter o tratamento digno e de máxima eficiência. Cuide de quem você ama, proteja a vida de quem precisa.