Tratamento contra as drogas em Guarulhos

Você já parou para pensar que a pandemia pode ter aumentado o número de dependentes químicos em nosso país?
Infelizmente pesquisas constataram que durante o período de isolamento social houve um aumento significativo no número de internações decorrentes do uso de substâncias químicas. Hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram um crescimento de 54% no atendimento a dependentes químicos em 2020.
Neste artigo, você verá como é o tratamento em caso de dependência química. Confira!
Como é o tratamento para a dependência química?
Existem algumas etapas pelas quais toda pessoa em tratamento vivencia. Algumas ocorrem em uma ordem, mas nada impede que sejam simultâneas. Veja:
- Desintoxicação
Podemos considerar a desintoxicação como a etapa inicial do tratamento. É nela que o paciente recebe atenção da equipe médica 24 horas por dia, pois pode necessitar, inclusive, de medicação para atenuar os sintomas da abstinência.
- Terapia
As terapias demonstram ser eficazes no tratamento da dependência química porque consistem na aplicação de métodos psicológicos que visam a modificar comportamentos e a criar no indivíduo uma nova concepção sobre si e sobre o mundo. De acordo com as necessidades de cada paciente, elas podem ser apenas individuais (conversas entre o paciente e o terapeuta), em grupo (conversa mediada pelo terapeuta em que participam vários pacientes) ou uma alternância entre os dois tipos.
- Prevenção à recaída
É um processo que começa na clínica, no atendimento feito pelo terapeuta, e deve continuar após a alta em grupos como o NA – Narcóticos Anônimos. Constitui-se em uma oportunidade de trocar experiências com pessoas que passam ou já passaram pelos mesmos conflitos, apoiando-se mutuamente para continuar distante do vício.
Pode-se falar em cura do vício?
A verdade é que, em se tratando de dependência química, não há o que se falar em cura. Isso porque ela é uma doença crônica, o que significa que precisa ser tratada para o resto da vida, não tendo a medicina avançado ainda a ponto de encontrar uma solução definitiva que possa ser compreendida como cura.
Portanto, um dependente deve estar sempre vigilante a fim de evitar recaídas que possam colocar em risco anos de esforços para se manter afastado do vício.
Se você mora em Guarulhos e está procurando uma clínica especializada em dependência para mulheres, venha conhecer o Instituto Rosa de Saron. Aqui, você terá acesso a um tratamento de excelência, com as melhores instalações e profissionais. Acreditamos que a fé é uma aliada importante no processo e por isso oferecemos também atendimento religioso (evangélico). Entre em contato agora mesmo e agende a sua visita!