(11) 93752-4722
Clínica de recuperação feminina evangélica

Clínica de recuperação feminina evangélica


O estilo de vida estressante, a cobrança excessiva no trabalho e no lar, a pressão da vida acadêmica, a violência doméstica, a desigualdade de gênero e os problemas de autoestima fazem parte da longa lista de problemas que podem levar mulheres a buscar no álcool e nas drogas um alívio, ainda que temporário, para suas dores emocionais.

Esse artigo falará sobre os principais fatores de risco para as mulheres, além de mostrar como a fé pode ser uma aliada no processo de recuperação. Confira!  

 

Quais são os principais fatores de risco para mulheres?

As mulheres possuem uma maior predisposição à dependência. Isso se deve ao fato de que o volume de água no seu corpo é menor do que no dos homens, fazendo com que o álcool e outras drogas alcancem maior concentração na corrente sanguínea e as intoxiquem mais rapidamente.

Alguns outros fatores contribuem para que elas tenham maior dificuldade em procurar ajuda, principalmente no período da gestação ou depois dele. Boa parte das mulheres tem medo do julgamento dos familiares e amigos, do abandono da família ou de ficarem longe dos filhos.

Por conta disso, é fundamental que essas questões sejam consideradas quando se desenvolvem programas de tratamento e prevenção do uso de drogas para mulheres, tendo em vista que os fatores de risco para o público feminino são diferentes.

 

Como é feito o tratamento da dependência química feminina?

O tratamento da dependência química feminina é realizado por meio da atuação de uma equipe multiprofissional. Ele engloba diversas etapas, entre elas a desintoxicação e a terapia.

Entre os métodos que podem ser usados está o da Terapia Cognitivo Comportamental, que visa a mostrar para o paciente as razões de sua dependência, ajudando-o a superar sua condição.

A Terapia Cognitivo Comportamental também ajuda o paciente a perceber a realidade de uma maneira mais clara, ajudando-o a abandonar os pensamentos distorcidos que geram emoções negativas. Isso faz com que a paciente não sofra com angústias.

 

O papel da fé na recuperação da dependência química

A religiosidade funciona como um alicerce para a recuperação da dependência química. Ela ajuda a dar mais esperança ao paciente, colaborando para o controle das emoções negativas, oferecendo conforto nos momentos difíceis e dando preciosas lições ao indivíduo sobre qual é o caminho a percorrer para fazer escolhas, considerando o ponto de vista emocional.

Nem todas as clínicas dispõem de orientação religiosa ao longo do tratamento. No caso do Instituto Rosa de Saron tratamento envolve a fé como mais um instrumento ao alcance da mulher, ajudando-a a exercitar sua fé, o que somado ao apoio da família e ao seu processo de autoconhecimento produzido nas sessões de terapia, a ajudam a se afastar do vício. Venha visitar nosso espaço e conhecer nosso trabalho!

Blog