(11) 93752-4722
Clínica de recuperação feminina em Guarulhos

Clínica de recuperação feminina em Guarulhos


Muitas pessoas não compreendem os motivos pelos quais as mulheres tendem a ter muito mais dificuldade para se livrar do vício do que os homens. O problema passa não apenas por uma questão fisiológica/biológica, mas também social.

É bastante comum que elas sejam muito mais cobradas do que eles, sendo vistas com a função de mães e cuidadoras não apenas da casa, mas da família como um todo. Isso as leva a se viciar em substâncias que geralmente são consumidas de forma mais controlada e escondida, como os remédios para emagrecer e o álcool.

Pode levar anos para que uma mulher se dê conta da dependência e busque tratamento. O processo de internação para ela costuma ser dificultado porque nem sempre se pode contar com uma rede de apoio para cuidar dos filhos.

Quer saber como funciona uma clínica de recuperação em Guarulhos? Então não deixe de ler este post!

 

Como é o tratamento?

Quando um paciente é internado em uma clínica de recuperação, ele passa por uma avaliação multiprofissional. Isso significa que não apenas um médico clínico, mas também um médico psiquiatra, um psicólogo e muitos outros especialistas participam deste momento.

O objetivo é conhecer melhor o histórico médico da pessoa, averiguar se ela realmente necessita de internação, detectar se há doenças sérias que necessitem de intervenção imediata e traçar um plano de tratamento que possibilite ao paciente, no futuro, deixar a clínica.

Depois de ser avaliado pela equipe, é o momento de se desintoxicar. Isso significa que o indivíduo não usará drogas enquanto estiver internado e isso, nos primeiros dias, requer um acompanhamento bastante próximo, pois é muito comum que a pessoa tenha crises de abstinência.

Nesses momentos, o paciente pode precisar de medicação e acompanhamento 24h para evitar que se automutile ou até mesmo tente o suicídio. Sem dúvida, a desintoxicação é uma das etapas mais difíceis, mas a boa notícia é que, dentro de alguns dias, o corpo começa a reagir e aos poucos os sintomas diminuem.

 

E o que vem a seguir?

Quando os sintomas da abstinência começam a diminuir, é hora de investir em uma mudança de mentalidade que possibilite ao dependente permanecer limpo após sair da clínica. Para isso, é importante conhecer as causas, ir até a raiz do problema, o que possa ter motivado a pessoa a buscar no vício alívio das suas dores emocionais.

Essas causas, também chamadas de gatilhos, costumam ser tratadas em sessões de terapia individual e/ou em grupo, buscando fazer com que a pessoa se livre de suas dores emocionais como parte do protocolo contra recaídas. Assim, quando se sentir frustrada, não tenderá a recorrer às drogas para aliviar seu descontentamento.

Em mulheres, trabalhar as causas é ainda mais importante. Por isso é sempre aconselhável recorrer a clínicas de recuperação feminina, pois os profissionais podem realizar um atendimento ainda mais personalizado. O Instituto Rosa de Saron é uma excelente opção em Guarulhos. Conheça uma de nossas unidades!

Blog